Um corpo em distopia

A guerra que quando não mata, carcome e dilacera os corpos

Lucas Dantas
Instagram: @lucasdants
lucaseducadore@gmail.com
Imagem: Corpo em distopia – Lai Ferreira (IG: @llais_s)

Quem são os corpos que sobrevivem ao redemoinho genocida e violento do mundo? Quem são os corpos insustentáveis em sociedade? Quantos deles habitam a educação exercendo seus direitos mínimos de cidadania? Quantos produzem conhecimento? Quantos propõem saídas e resultados para esta sociedade? Como a educação contribui para a sustentabilidade ou para a insustentabilidade deles? Precisamos problematizar a permanência dos corpos na educação e refletir de que maneira o contexto educacional expulsa ou incentiva corpos não hegemônicos a continuarem nela, produzindo conhecimento, elaborando propostas e outras maneiras de habitar o mundo.

Estamos vivendo uma guerra contra os corpos dissidentes. Mas, ela é silenciosa. Por vezes ela se mostra, outrora se esconde. Ela não nasceu agora, ela é ancestral. Ela se atualiza. Estamos vivendo uma guerra. Mas, ela faz parecer que não é uma guerra. Ela faz parecer que as coisas estão bem e que tudo está caminhando no seu devido lugar. Ela faz parecer que não é uma guerra para que fiquemos em estado de submissão, de passividade, em estado de torpor e alienação. Desarticular as informações políticas de um povo é a melhor estratégia para que esse povo possa não ter consciência do estado em que ele se encontra e, não tendo consciência, não visualiza mudanças.

CORPO_EM_DISTOPIA (1)
Corpo em distopia – Lai Ferreira

Deixando de compreender onde reside o erro, ele também não vislumbra a saída, não cobra a solução. A maior vitória dessa guerra é não se passar por uma guerra, e desarticulando as informações, formatando as consciências, as forças hegemônicas que sempre vibraram neste mundo continuam a existir em estado de hegemonia. Peguemos os exemplos de raça, gênero e sexualidade. O estado e a qualidade de vida com que pessoas transgêneras, negras, indígenas e LGBT+ vivem neste mundo é um estado de guerra, onde o ataque se mobiliza do nível mais concreto até o mais subjetivo. Deixando de pautar os privilégios que a branquitude, a heterossexualidade e a cisgeneridade tem neste mundo também deixamos de pautar como essas condições de existência chegaram ao poder e se tornaram símbolos do que é ser normal ao mesmo tempo em que considera anormal tudo aquilo que se difere dela. A guerra então está dada e ela tem como foco perseguir as existências não normativas, fora dos padrões, desencaixadas da norma, para que elas possam parar de atrapalhar o caminhar deste mundo, que ela se retire dele e pare de uma vez de celebrar algo que não seja o sentenciado pela sociedade. Há uma guerra acontecendo, mas para quem ela está em voga?

O mundo é um lugar perigoso para aqueles que não foram autorizados a pisar nele, ou perderam no meio do caminho a outorga para continuar existindo com direito e liberdade. Estar no mundo com a liberdade suspensa é não existir, é não poder propor, é não poder se impor, é reduzir os afetos para engrossar a casca da guerra, é estar mais atento do que relaxado, é não ter direito à paz.

Ser um corpo dissidente no mundo é não passar despercebido, é ser sempre notado, apontado, acusado, mal visto, é chegar com o copo meio cheio, é não habitar o vazio, a possibilidade. Ser um corpo dissidente no mundo é perder as possibilidades, as oportunidades, as chances de fluir e prosperar na vida, é conviver arraigado no boicote: estrutural, mental, externo, interno. Estão arraigados no boicote os pobres, os negros, a comunidade LGBT+, as mulheres, os gordos, os migrantes, os imigrantes, as pessoas com deficiência, os indígenas, os ciganos e todos aqueles que não passam na fronteira do padrão; que permanecem do lado de cá acusados por corpos que se julgam neutros e normais. Esses não têm direito à vida, e quem não tem direito à vida perdem sobretudo o direito à educação. Esses vivenciam o oposto da utopia, vivenciam a descrença, o desgaste, a desesperança, o cansaço, o fracasso de um projeto, vivenciam a distopia.

Um corpo em distopia é um corpo cansado deste mundo, que se cansou do tratamento oferecido a ele no momento em que descobriram ou contaram que ele não era neutro, que precisava ser punido, vigiado, cobrado, que ele era risível, que não teria chance alguma com a vida. Um corpo em distopia não sonha, tolera o mundo. Ele é obrigado a ouvir que somos todos humanos, mas sabe que não experienciamos a mesma humanidade, para alguns ela é ausência, ela é desumanidade.

Um corpo em distopia carrega utopias possíveis, prontas para serem calcadas, executadas, operadas na encruzilhada deste mundo. Pois como nos aponta Audre Lorde sobre o maquinário da opressão: “E quando elas aparecem para me destruir, não durará muito para que depois eles apareçam para destruir você.”

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *